11 Dicas Para Acelerar o Metabolismo
5 de março de 2015

INSTAGRAM: @derepentetrintei

Depois dos 30 a coisa pegou, pelo menos pra mim! Você se reconhece nisso? Mulheres que não malham e por consequência possuem menos músculo: o que ocorre é que as células de gordura queimam menos calorias do que as células musculares, a conhecida massa magra. Para não deixar o metabolismo ficar lerdo, as dicas são muitas, da alimentação à prática de exercícios. Vamos lá?
METABOLISMO

Alimentos que aceleram o metabolismo

Conhecidos como termogênicos, uma vez que são capazes de aumentar a temperatura corporal e acelerar a queima de gordura, eles ajudam no gasto calórico e no emagrecimento. Então, tenha sempre à mesa:
1. Pimenta vermelha: bastam três gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas pra aumentar o metabolismo em até 15%. Mas tem que ser a vermelha, pimenta-do-reino não tem esse efeito, certo?
2. Chá verde: também favorece a utilização da gordura corporal e atua como fonte de energia, com função de estímulo metabólico. É preciso beber quatro xícaras do chá ao dia. Só não vale adoçar com açúcar: tome puro ou use algumas gotas de adoçante.
3. Canela: tem alto teor de cálcio, essencial para aumentar o metabolismo basal. Salpique um pouco em pratos quentes, molhos e até saladas. Também vale colocar na sobremesa, mas não pode exagerar nos doces.
4. Gengibre: pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Para consumir, use-o como tempero de carnes, aves e peixes. Vale colocar na sopa de legumes e no chá.
5. Ômega 3: encontrada em peixes como salmão, sardinha e atum, essa substância aumenta o metabolismo basal e faz com que o organismo não retenha tanto líquido. Opte por colocar uma porção de alguns desses citados no prato principal da sua refeição. Também vale fazer um lanche natural de atum ou usá-lo como mais um ingrediente da salda à noite.
6. Fibras naturais: por serem indigeríveis, elas mantêm a saciedade por mais tempo, agindo no metabolismo basal. No intestino, melhoram a microflora intestinal. Além disso, são fundamentais para uma ótima absorção de nutrientes, que também ativarão o metabolismo.

Hábitos que aceleram o metabolismo

1. Não ficar grandes intervalos sem comer: depois do café da manhã, almoço e jantar, coma frutas e faça lanches rápidos e leves. Sucos naturais, barrinhas de cereais e frutas são as melhores opções. Desse jeito, o metabolismo fica ativo durante o dia todo.
2. Combinar exercícios aeróbicos com ginástica localizada ou musculação: a prática regular produz uma ação metabólica contínua, acelerando o metabolismo. Ganhar massa magra (músculos) também é ótimo, já que esta gasta mais energia que o tecido de gordura.
POSTS RELACIONADOS:
3. Beber muita água: ela é fundamental para transportar vitaminas, minerais e hormônios, para eliminar toxinas e para o bom funcionamento dos intestinos. Beba de oito a 10 copos de água por dia, pelo menos. A água gelada acelera um pouco mais o metabolismo, já que nosso corpo trabalha (ou seja, queima energia) para deixá-la na temperatura normal.

O que retarda o metabolismo?

1. Estresse: ele diminui o seu metabolismo por colocar o seu organismo em estado de tensão. Além disso, muitas pessoas tendem a comer mais quando estão estressadas.
2. Falta de sono: isso faz com que você não acorde com a energia necessária para mais um dia, os músculos do corpo não estarão a 100% e o seu sistema metabólico ficará ressentido.
Se você cumpre tudo isso certinho e, mesmo assim, não vê resultado, marque uma consulta médica. Existem inúmeras variáveis que podem comprometer o processo como problemas na tireóide, carência nutricional…
Isabelle Andrade on FacebookIsabelle Andrade on GoogleIsabelle Andrade on InstagramIsabelle Andrade on TumblrIsabelle Andrade on TwitterIsabelle Andrade on Youtube
Isabelle Andrade
Apaixonada por produtos de beleza, moda, viagens e livros! Sou advogada por formação, engenheira por necessidade e blogueira por paixão!

Isabelle Andrade

Sobre o Autor

Apaixonada por produtos de beleza, moda, viagens e livros! Sou advogada por formação, engenheira por necessidade e blogueira por paixão!

One thought on “11 Dicas Para Acelerar o Metabolismo

  1. EDNA SANTOS disse:

    VALEU PELAS DICAS. ADOREI E ESTOU CUMPRINDO ESSAS DICAS FANTASTICAS. BJÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

  • tbt sendo feliz na woodssp No final sempre dou risadahellip
  • O tempo todo Deus  bom! rosaleal derepentetrintei isaemsampa gratidaohellip
  • sabadou no villamixsp ! Brilhou! derepentetrintei villamixsp agenciaflow agenciasenses boapromohellip
  • tbt villamixsp Por mais noites como essa! Brilhou! derepentetrintei villamixsphellip
  •  Simples assim! domingou com cafezinho e po de queijo!hellip
  • tbt New York City  Start spreading the news Imhellip
  • Se voc pula eu pulo lembra?do Filme Titanic  hellip
  • tbt isapelomundo  Sempre viajei muito mas nunca fui dehellip
  • Sobre ontem aquela grata surpresa ao encontrar renatapena depois dehellip
  •  Sou eu que vou seguir voc Do primeiro rabiscohellip