Siga-nos no Instagram do Blog !

Oi gente!

Muito tem se falado sobre o óleo de cártamo, óleo de coco, óleos inúmeros…  mas vamos falar separadamente sobre cada um deles. Meu foco hoje é o óleo de cártamo, pois comecei a suplementar por orientação profissional, e desde então notei uma melhora acentuada na minha pele (diminuição da dermatite) e melhora da hidratação.

Um estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition constatou que o óleo de cártamo suplementado por oito semanas pode reduzir o colesterol ruim, LDL, de 12 a 20% e níveis de apolipoproteina B-100 de 21 a 24%. Esta lipoproteína é a principal carregadora de colesterol do sangue para células. Este benefícios ocorrem devido à composição que incluem os fitosteróis e o ômega 9.

Como estou em processo de reeducação alimentar e desejo MUITO reduzir peso, o óleo de cártamo também auxilia nesse processo, uma vez que ele regula o hormônio intestinal grelina, sendo possível que eu me sinta satisfeita ingerindo uma quantidade menor de alimento.

Outros benefícios citados por estudos são para para cabelos e pele! Por ter grande quantidade de ácido oleico, o óleo de cártamo é incrivelmente benéfico para a saúde do cabelo, couro cabeludo e também para a nossa pele devido ao ácido linoleico que também está presente nele. Por ser uma vitamina que aumenta a circulação no couro cabeludo, o ácido oleico estimula o crescimento vigoroso dos cabelos. Já o ácido linoleico será um poderoso agente na desobstrução dos poros, cravos e acnes, proporcionando uma pele renovada e saudável.

Em resumo podemos falar o seguinte:

  1. Redução do peso: regula a produção da grelina (hormônio da fome), melhora os níveis de serotonina (esse neurotransmissor está estreitamente relacionamento ao humor, diminuindo a ansiedade e promovendo bem-estar, condições que auxiliam a reduzir o apetite e a ingestão de calorias). Já foi comprovado também que a suplementação com óleo de cártamo foi capaz de levar ao aumento dos níveis séricos de adiponectina, um hormônio secretado pelo tecido adiposo que participa da regulação da glicemia e do catabolismo dos ácidos graxos. Seus níveis na corrente sanguínea estão diretamente relacionados à perda de peso e a baixas porcentagens de gordura corporal em adultos. Assim, esse é um terceiro mecanismo pelo qual o óleo de cártamo pode auxiliar na perda de peso e melhora da composição corporal. Os benefícios do óleo de cártamo para o emagrecimento é o que deram a sua fama recente.

2- Um estudo publicado pela Universidade de Ohio, Estados Unidos, em 2009, demonstrou que a suplementação com óleo de cártamo por um grupo de mulheres pós-menopausa e com diabetes tipo 2, apesar de não ter efeitos sobre o peso e a porcentagem de gordura totais, levou a uma diminuição da gordura abdominal e ganho de massa magra. A hipótese é que haja um rearranjo da composição dos tecidos adiposos distribuídos pelo corpo. Apesar de mais estudos serem necessários para corroborar esses resultados, envolvendo, inclusive, outros grupos populacionais, o óleo de cártamo pode também ser um aliado na luta contra a tão temida barriguinha.

3- O óleo de cártamo é fonte de vitamina E, que é extremamente benéfica por ser um potente antioxidante, protegendo as células do corpo contra os radicais livres, tanto formados internamente pelo metabolismo celular, quanto externamente pela exposição aos raios UV, a poluentes, etc. Isso ajuda na saúde como um todo, combatendo o envelhecimento precoce e até mesmo protegendo contra diversas doenças.

Comecei a suplementar o óleo de cártamo associado ao óleo de coco! No próximo post falarei sobre esse óleo!

Existem vários locais para se adquirir o produto, tanto em lojas físicas como lojas virtuais. Deixo pra vocês um exemplo: Oleo de Cartamo

Beijos,

Isa

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here