Você já ouviu falar sobre os “Smoothies”?  Smoothie (macio em inglês) é uma deliciosa bebida que pode ser preparada com frutas, verduras, iogurtes, leites… É uma boa alternativa para quem quer ter uma alimentação saudável, pois eles são bem nutritivos quando preparados corretamente! No verão podemos dar preferência às polpas de frutas congeladas, sorvetes lights e o que mais a sua imaginação mandar: tudo para dar aquela imagem de “milkshake” maravilhoso, só que carregado de muitas vitaminas e sais minerais e zero gorduras!

Os Smoothies são ótimas opções para serem usados em lanches rápidos, ou até mesmo para um café da manhã! Basta usarmos os grupos alimentares  corretos e teremos dentro de um copo tudo o que o corpo precisa naquele momento! A mania de smoothies começou na década de 60, na California – Estados Unidos. A bebida nasceu da necessidade de se consumir produtos energéticos e de baixa caloria e gordura. Outros tipos de smoothies de frutas também podem ser encontrados em várias partes do mundo, como na área do Mediterrâneo e no Oriente Médio, este sob o nome de sharbat, utilizando iogurte, mel e fruta fresca.

Abaixo segue um tutorial perfeito para você montar um Smoothie que alimenta!

Verdes (1 a 2 copos): espinafre e couve pode transformar o seu Smoothie em Smoothie Verde. Pode-se adicionar beterraba, brotos e rúcula!

Frutas (1 a 2 copos): Congeladas são ideais, mas se você usar frutas frescas, basta adicionar alguns cubos de gelo para dar aquela consistência cremosa. Adicione de 2-4 tipos de frutas como banana, morangos, manga, pêssego, abacaxi, pera, cereja, maçã, uvas, mamão, laranja, melão, kiwi…

Espessante (1/4 a 1/2 xícara): Para dar aquela consistência cremosa… você pode adicionar:

100 gramas de iogurte grego ou
100 gramas de queijo cotage ou
1/4 de abacate 

Líquido (1 a 2 copos): Água ou algum tipo de leite (de vaca, soja, amêndoa, ou arroz), mas você também pode experimentar com a adição de chá verde ou água de coco ou leite;

Opcionais: Misture em uma porção de sua proteína em pó favorito para construir músculos e evitar a fome. Ou, para fibra adicionada, adicione farinha de linhaça, gérmen de trigo ou sementes de chia (1/2 colher de chá).

SEGUE EXEMPLO!

SMOOTHIE

RECEITA

1 xícara de couve (34 calorias)
1/2 xícara de banana  (53 calorias)
1/2 xícara de morangos congelados (23 calorias)
1/2 xícara de pêssegos congeladas (42 calorias)
100 gramas de iogurte grego  (65 calorias)
1 1/4 xícaras de água fria
1/2 medida de proteína em pó de baunilha (45 calorias)
1/4 colher de chá de canela (2 calorias)

Total de calorias: 264

E você? Tem alguma receita preferida? Manda pra gente!

Um beijo!

Comments

comments

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here