OBSERVAÇÃO: SEMPRE QUE VC DESEJAR ORIENTAÇÃO PARA O #PROJETOTRINTEI, POR FAVOR DIGITE NA CAIXA DE BUSCAS AO LADO projeto trintei 
Meninas,
 
Continuando nosso papo sobre o #PROJETOTRINTEI… (por favor nos siga pelo instagram: @derepentetrintei) estou na busca do princípio para se “montar” um suco detox adequadamente. Claro, os nutricionistas são os profissionais capacitadíssimos para isso, mas notei que existe uma regrinha muito legal a ser seguida para que o suco seja equilibrado e cumpra a sua função no organismo! E nada melhor do que conseguirmos adequar o suco ao nosso paladar, não é mesmo?
 
Posts relacionados:
 
Assim como nossa alimentação básica deve conter carboidratos, proteínas, vegetais… enfim: todos os grupos alimentares e, de preferência, quanto mais colorido for o prato, melhor… digamos “que o princípio se aplica ao suco, com algumas variantes”, vejam:
 
O que o suco deve conter?
Folhas (até dois tipos): as verde-escuras (couve, espinafre, rúcula, agrião, salsinha) são as mais indicadas. Ricas em antioxidantes, afastam os radicais livres. Também têm ácido fólico (importante para o sistema nervoso) e, em alguns casos, cálcio (bom para os ossos), magnésio (indispensável para as reações orgânicas) e ferro (diminui o risco de anemia). Se quiser o suco refrescante, coloque ainda hortelã ou capim-cidreira.
Frutas (até dois tipos): a maçã é muito bem-vinda – pode ser usada para substituir o açúcar ou adoçante no suco. Já as frutas vermelhas (amora, morango, cereja, ameixa), ricas em antioxidantes, são grandes aliadas da pele lisinha. Fonte de vitamina C, a laranja e a lima-da-pérsia fortalecem o organismo. Abacaxi, melão e pera oferecem vitaminas A, C e as do complexo B (importantes para o sistema imune e o metabolismo) e são frutas diuréticas. A água de coco repõe minerais e o limão favorece a absorção de ferro presente nos outros ingredientes.
Legumes (até dois tipos): o pepino tem 95% de água, ou seja, é diurético e dá volume à bebida. A casca é fonte de fibras, potássio e outras substâncias aliadas da pele, do cabelo e das unhas. Outras opções: aipo (diurético) e abóbora (antioxidante).
Raízes (apenas um tipo): a beterraba e a cenoura têm fibras, betacaroteno e vitaminas C e E – excelentes antioxidantes. O inhame se destaca pelo poder anti-inflamatório, o que ameniza a celulite e reduz o acúmulo de gordurinhas. Para deixar o suco ardidinho, use gengibre, que também é digestivo e acelera o metabolismo.
Brotos (apenas um tipo): geralmente, as opções encontradas no supermercado são de broto de alfafa ou de feijão (moyashi). As enzimas da semente despertadas durante a germinação eliminam os resíduos e as toxinas acumuladas no organismo, além de facilitar a digestão. As vitaminas e os minerais também ficam mais biodisponíveis (fáceis de serem absorvidos).
Sementes (apenas um tipo): a de linhaça e a de chia são ricas em ômega 3 – ácido graxo com o poder de desinflamar o organismo. Boas em fibras, elas também ajudam a aumentar a sensação de saciedade. A quinua em flocos, o óleo de coco e as farinhas de coco, banana verde e maracujá são outras opções, com proteína ou gordura do bem, para amenizar a fome.
GRUPOS
Exemplo de um Suco Desintoxicante Diurético:
1/2 pepino com casca (legumes 1)
2 fatias de abacaxi (frutas 1)
5 folhas de hortelã (folhas 1)
1/2 cenoura (legumes 02)
1 colher de sopa de linhaça dourada triturada (sementes 01)
Suco de 1 limão espremido (frutas 02)
1 copo de água
E por aí você segue! A questão é você aproveitar o que você tem em casa e combinar corretamente os alimentos, como uma dieta equilibrada deve ser! Lembrando que o recomendado é um copo de 200 ml do suco! Você deve consumi-lo em jejum e evitar consumir outro alimento até 30 minutos após a ingestão do suco! Tudo para que seu corpo aproveite ao máximo todos os nutrientes de cada alimento que você está ingerindo!
E aí? O que vocês acharam dos princípios básicos dos sucos? Vamos criar nossas versões? Eu tenho feito uso do suco detox 30 minutos antes do café da manhã… vocês viram a minha dieta? Tem sido uma maravilha para mim? Estou variando pois não é pelo fato de ser dieta que tenho que sofrer! As frutas, legumes, vegetais… podem formar sucos muito saborosos e cheios de muitas vitaminas e disposição para começarmos o dia!
Mande pra gente a sua receita de sucesso!
Um beijo!

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi Isabelle, td bem?!
    Estou acompanhando seu blog há pouco tempo. Acabei de fazer 31 anos, não tenho filhos, sou casada há um ano e meio e percebi depois dos 30 como meu corpo mudou. Adorei sua iniciativa #minhamelhorversão porque visa estar bem consigo mesma e não dentro dos padrões de beleza que as mídias impõem. Eu nunca tive grandes problemas com a balança, mas sempre fui a favor de uma vida saudável e equilibrada! Amei a iniciativa e estou com você no projeto trintei! Um grande beijo, Jaque

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here