A moda da vez: Livros de colorir para adultos
19 de junho de 2015

INSTAGRAM: @derepentetrintei

Olá pessoal!

Hoje vamos falar sobre a moda que veio para ficar: os livros de colorir para adultos.

Há algum tempo, vi um post sobre um desses livros no mural de uma amiga. Como ela já sofreu com depressão, achei que fosse algum tipo de terapia e não prestei muita atenção ao livro em si. Em pouco tempo, imagens desse tipo de livro começaram a surgir em toda parte. Nesse ponto, todos já estavam prestando atenção neles.

colorir

O mais famosos desses livros é o Jardim Secreto, da britânica Johanna Basford, publicado no Brasil pela editora Sextante. Nele há várias imagens com padrões florais, paisagens, e áreas que misturam imagens já criadas com espaços em branco onde as pessoas podem criar seus próprios desenhos.  Como ele foi muito bem recebido em nosso mercado, diversos outros o seguiram, a ponto de encherem vitrines de livrarias em todo o país.

POSTS RELACIONADOS:

Há quem diga que é absurdo que livros de colorir estejam ocupando as primeiras posições entre os mais vendidos. O discurso geral é de que isso demonstra a falta de cultura e a baixa média de leitura dos brasileiros.

Particularmente, não acredito que esse tipo de livro tenha vindo para competir com os outros. A média de leitura do brasileiro realmente é baixa, mas isso acontece em todo país cuja maioria da população é carente e mal tem dinheiro para passar o mês e pagar as contas. Essa falta de cultura se deve a problemas sociais sérios que assolam nosso país. E mesmo assim, as feiras de livros que acontecem pelos quatro cantos do território nacional estão atraindo cada vez mais público.

Como explicamos isso?

Simples. O Brasil é um país que lê pouco, mas aqueles que leem, estão lendo cada vez mais; e muitos dos que não liam, estão começando a ler. Hoje em dia há muitas iniciativas públicas e privadas em prol da leitura. Ainda estamos longe do ideal, mas chegaremos lá.

Os livros de colorir vieram com uma proposta diferente. Seu intuito é fazer as pessoas relaxarem, desestressarem, e resgatarem o artista interior que deixaram morrer após o fim das aulas de artes da escola.

Quem não se lembra daquele amigo ou amiga que adorava desenhar e tinha um grande potencial, mas acabou se formando em outra coisa e nunca mais desenhou? E que mulher nunca escreveu uma poesia, desenhou corações ou se emocionou com a letra de alguma música em algum momento do passado?

A sociedade de hoje nos obriga a sermos práticas. Não há mais tempo para o romantismo, a cultura, ou para gastar algumas horas relaxando com um passatempo  que não seja digital. A maioria de nós trabalha o dia todo no computador e, ao chegar em casa, durante seus poucos momentos de descanso, volta para ele ou para o celular a fim de checar as redes sociais, pagar contas ou qualquer outra coisa. Tornamo-nos escravas da tecnologia e nem percebemos.

As mulheres que, como eu, já estão na casa dos trinta, viveram sua infância e adolescência sem passarem dia e noite grudadas à internet. Naquela época não tínhamos celulares, nem programas de bate-papos, e usávamos as pernas quando queríamos estar com as amigas. O tempo passava devagar e aproveitávamos mais. Não estou me posicionando contra a tecnologia, pois ela tem benefícios inquestionáveis. A questão é que precisamos aprender a desacelerar, separar um pouco do tempo livre para estar com as pessoas, ouvir uma música bonita sem ter que fazer cinco coisas ao mesmo tempo, e relaxar através da leitura de um bom livro, um café com uma amiga, escrevendo uma poesia, desenhando corações ou colorindo alguma coisa. Vamos resgatar um pouco daquele sentimento de despreocupação que sentíamos quando éramos mais jovens, ficar com as pessoas que amamos e olhá-las nos olhos quando estivermos conversando; criar relacionamentos que vão além do digital, abraçar apertado e sorrir com mais frequência. No fim das contas, independente de gostarmos ou não dos livros de colorir, o que importa mesmo é colorirmos o nosso mundo, e o de todos a nosso redor.

15769411_oJwBY

Isabelle Andrade on FacebookIsabelle Andrade on GoogleIsabelle Andrade on InstagramIsabelle Andrade on TumblrIsabelle Andrade on TwitterIsabelle Andrade on Youtube
Isabelle Andrade
Apaixonada por produtos de beleza, moda, viagens e livros! Sou advogada por formação, engenheira por necessidade e blogueira por paixão!

Isabelle Andrade

Sobre o Autor

Apaixonada por produtos de beleza, moda, viagens e livros! Sou advogada por formação, engenheira por necessidade e blogueira por paixão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

  • tbt sendo feliz na woodssp No final sempre dou risadahellip
  • O tempo todo Deus  bom! rosaleal derepentetrintei isaemsampa gratidaohellip
  • sabadou no villamixsp ! Brilhou! derepentetrintei villamixsp agenciaflow agenciasenses boapromohellip
  • tbt villamixsp Por mais noites como essa! Brilhou! derepentetrintei villamixsphellip
  •  Simples assim! domingou com cafezinho e po de queijo!hellip
  • tbt New York City  Start spreading the news Imhellip
  • Se voc pula eu pulo lembra?do Filme Titanic  hellip
  • tbt isapelomundo  Sempre viajei muito mas nunca fui dehellip
  • Sobre ontem aquela grata surpresa ao encontrar renatapena depois dehellip
  •  Sou eu que vou seguir voc Do primeiro rabiscohellip