Muitas vezes nos prendemos a pessoas e situações que nos fazem mal e nem percebemos. Outras vezes até percebemos, mas fingimos que aquilo é passageiro e deixamos as coisas como estão e empurramos a sujeira para debaixo do tapete, até que um dia… a gente tropeça nela e cai!
O  medo de recomeçar um novo relacionamento, a esperança de que as coisas podem melhorar, o comodismo, os filhos… vários são os motivos para que, principalmente as mulheres, sujeitem-se a relacionamentos sofridos sem buscar quaisquer tipos de ajuda. Se você vive num relacionamento triste e aparentemente sem perspectiva, veja o que a ciência diz a respeito:

Casais muito ansiosos produzem menos células que combatem infecções
Uma nova pesquisa acaba de descobrir que uma relação ruim pode prejudicar o sistema imunológico e abrir espaço para doenças.

Pesquisadores da Ohio State University testaram os efeitos da ansiedade, da necessidade das pessoas de reafirmar que são amadas e do medo da rejeição em 85 casais, que estão casados por mais de 12 anos. Os participantes responderam a questionários sobre seus relacionamentos e forneceram amostras do sangue e saliva para testar os níveis de estresse e a quantidade de células de imunidade.

O resultado da pesquisa mostrou que as pessoas muito ansiosas com o relacionamento, que chegam até mesmo a ter dificuldade em dormir com qualidade, produzem, em média, 11% mais cortisol, o hormônio associado ao estresse, do que aqueles que têm uma relação saudável e produtiva.

Os testes também indicaram que os ansiosos têm 22% a menos de células T, responsável por combater infecções. Apesar das mulheres sofrerem mais com o problema, os parceiros também tiveram resultados muito próximos, com níveis de estresse que podem prejudicar de fato a saúde. 
Não estou aqui fazendo nenhuma apologia ao divórcio (até mesmo porque não sou fã desse tipo de solução, apenas em último caso) ou términos de relacionamentos sem antes se buscar uma solução. Seja através de um aconselhamento conjugal, através de terapia de casais, através de cursos e palestras… Existe um curso maravilhoso, com ótimos resultados que se chama “CASADOS PARA SEMPRE” site aqui. Nesse curso o relacionamento/casamento é tratado em vários níveis, e somos surpreendidos com os resultados dessa abordagem. Esse curso é ministrado pelo país inteiro e existe praticamente em todas as cidades. Se é do seu interesse, verifique no site se ele esta disponível  na sua cidade! Sua vida pode mudar, e muito! 

Não devemos nos acomodar com situações e pessoas que nos fazem mal! Devemos, sempre, buscar o melhor para nossas vidas! Precisamos e merecemos ser amadas e respeitadas, e essa atitude precisa, primeiro, partir de nós mesmas! Uma atitude de buscar mudanças para algo que esteja te fazendo mal é uma atitude de amor para com você mesma! Ame-se para que você seja amada!

Bjs!

Isabelle

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here