Vitamina C + ácido retinóico = pele perfeita!
10 de fevereiro de 2013

O colágeno é a fibra que dá firmeza e sustentação à pele, sendo que a vitamina C é uma grande aliada nesse processo. Grande vedete nos tratamento de pele, ela combate a flacidez, suaviza rugas, melhora a elasticidade e ajuda na cicatrização. Também tem forte ação anti-oxidante. Por isso neutraliza radicais livres, que aceleram nosso envelhecimento. E tem mais: ajuda a combater os efeitos nocivos do sol e a clarear manchas.

Modo de usar 

O uso tópico da vitamina C, em um creme por exemplo, é mais eficiente para o tratamento da pele do que o uso por via oral. A concentração indicada varia de acordo com características da pele. Pode ser aplicada uma ou mais vezes ao dia, associada ou não a tratamentos à base de ácidos, o que fica a critério médico. 

Há formulações que incluem no mesmo creme vitamina C e filtro solar. A grande dificuldade é manter o produto estável. Por isso, conserve o potinho com o creme em lugar fresco, que não pegue vapor nem muita luz. Se o creme escurecer, é porque a vitamina se degradou e perdeu suas funções.

Eu fiz um tratamento maravilhoso, e ainda faço, por recomendação da minha dermatologista, um tratamento à base de ácido retinóico e vitamina C. Numa noite eu passo ácido retinóico 0,1% creme, na outra eu passo um hidratante rico em vitamina C.  Os resultados têm sido tão fantásticos que todos pensam que faço tratamentos caríssimos! Eis os passos da “dobradinha perfeita” = ácido + vitamina C:

1) Lavo meu rosto com esse saboneteEffaclar Sabonete purificante (já fiz a resenha desse sabonete facial (Leia resenha do Effaclar clicando aqui)


2) Em seguida aplico o ácido retinóico abaixo. Ele pode ser manipulado, sendo também vendido por diversos laboratórios. Como a concentração depende da necessidade da sua pele, a sua dermatologista deve diagnosticar a sua necessidade e prescrever a concentração correta para que os resultados sejam alcançados de forma satisfatória. No meu caso, ela prescreveu Vitanol A 0,1% creme (é bem forte, pois já estou acostumada a usar esse ácido). Muito importante ressaltar que o uso PROLONGADO desse tratamento pode deixar a pele muito fina, e trazer resultados contrários, ou seja, rugas! 

O ácido retinóico é indicado no tratamento das linhas de expressão, manchas e asperezas da pele facial, características do envelhecimento da pele pelo sol e também no tratamento da acne vulgar, especialmente da acne leve ou de grau I, onde predominam os cravinhos e bolinhas de pus. Esse só é vendido com receita médica, certo meninas?



3) Para a área dos olhos ela prescreveu esse creme maravilhoso: Active C Olhos.

Ele é um poderoso anti-rugas, também à base de vitamina C (potente ação clareadora e estimuladora da síntese do colágeno da pele). Essa área do nosso corpo (contorno dos olhos) é muito ingrata, e começa a responder pouco aos tratamentos após os 30! Por isso é necessária muito hidratação e cuidado! Óculos de Sol sempre, ok?
.

4) Na outra noite repito o procedimento lavando o rosto com o sabonete Effaclar, e, em seguida, aplico o La Roche-Posay Redermic Hyalu C


Existe uma outra versão do Redermic que já vem enriquecida com o ácido retinóico, que é o La Roche-Posay Redermic R, que eu comentei sobre ele num vídeo tutorial recentemente, que a atriz Suzana Vieira comentou na Revista Elle que faz uso dele. 


5) Jamais, em hipótese alguma, deve-se deixar de usar filtro solar, principalmente pessoas que fazem uso de ácido retinóico. Estou usando esse filtro solar PERFEITO para minha pele: Roc Minesol Oil Control

Faço esse tratamento há uns 02 anos e confesso que estou muito feliz com minha pele. Esse é o melhor tratamento, na minha opinião, para quem precisa se livrar de manchas, linhas de expressão finas, oleosidade, manchas de acne e outras marcas superficiais da pele. Mas lembre-se de que apenas um dermatologista pode dizer se você pode usar o ácido retinóico, pois em algumas pessoas ele pode causar um tipo de mancha chamada melasma.
Costumo também alternar o ácido retinóico com o Creme Antirugas do Dr. Ivo Pitanguy. Tudo depende do meu humor, do meu tempo e do estado geral da minha pele. 
Nessas minhas viagens malucas tenho descoberto cremes fantásticos, e confesso que ando apaixonada pela linha da Clinique. 

Alimente-se corretamente

Para termos boa saúde e boa pele, o que fazemos no dia a dia conta muito. Inclua no seu cardápio alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão, tangerina, acerola, carambola, goiaba, kiwi, manga, melão, mamão, caqui, morango, melancia, tomate, pimentão e brócolis.
Nota de esclarecimento: quanto vamos adquirir todos os produtos da receita, o custo fica realmente alto. Mas esse tratamento dura, no mínimo, seis meses! Sem falar dos resultados que, na minha opinião, são dignos de clínica de estética!
Beijos,

Isabelle Andrade on FacebookIsabelle Andrade on GoogleIsabelle Andrade on InstagramIsabelle Andrade on TumblrIsabelle Andrade on TwitterIsabelle Andrade on Youtube
Isabelle Andrade
Apaixonada por produtos de beleza, moda, viagens e livros! Sou advogada por formação, engenheira por necessidade e blogueira por paixão!

Isabelle Andrade

Sobre o Autor

Apaixonada por produtos de beleza, moda, viagens e livros! Sou advogada por formação, engenheira por necessidade e blogueira por paixão!

69 thoughts on “Vitamina C + ácido retinóico = pele perfeita!

  1. andreia vitor disse:

    incrivel! uso exatamente os mesmos produtos! indicados por um dermato! soh o protetor q uso da Vichy! e uso o vitanol ni frio! baix a insolacao!

  2. Sol Andreazza disse:

    Mas pode comprar ácido retinóico sem receita médica?

  3. Aninha disse:

    Sua pele está perfeita! Já uso o Redermic + há 6 meses e amo! Adorei sua dica e vou usar o effaclar e o vitanol também. Bjos!

  4. Sol Andreazza…

    O ácido retinóico deve ser vendido apenas com receita médica.

  5. Unknown disse:

    Esse Vitanol-A da Stiefel, o ativo dele é TRETINOINA e não acido retinóico, acho que vale a pena prestar atenção nisso, porque essa substancia e mais que controlada,inclusive ela gera mal formação fetal. Realmente é muito boa, porem melhor sempre consultar seu dematolgista, para não fazer um mal uso.

    • Patricia Panonko disse:

      A tretinoína faz parte da família de compostos retinóides e é um metabólito proveniente da oxidação da vitamina A. Também conhecida como ácido retinóico.

  6. Boa colocação anônimo! Inclusive só pode ser vendido com receita médica! Obrigada pela lembrança!

  7. Kellynha disse:

    Ácido retinóico ou tretinoína é uma forma oxidada da vitamina A. Ou seja, é a mesma coisa!

  8. Kellynha disse:

    Ontem fui a uma consulta de rotina com uma excelente dermatologista. Tenho 30 anos e uma pele sempre oleosa.
    Ela me receitou o Effaclar sabonete, Vitanol A, Clindoxil Gel, também para acne, Sun MAx Aqua e Dermovence hidratante corporal.
    Após 1 mês ela quer que eu volte lá, para ver como ficou a pele. Vai me passar um ácido para o corpo também, ela disse que vou ficar com pele de dermatologista… kkkkk Mas, não perguntei por quanto tempo pode usar o vitanol… também não sei se ela vai recomendar a vitamina C. Torço que sim.
    Então, Isabelle, você continua usando os mesmos produtos que sua dermatologista receitou? Há quanto tempo já? Beijão!

  9. Oi Kellynha!

    Continuo com o mesmo tratamento! Só que venho intercalando com outros produtos, já que meu rosto é o local perfeito para “testes” os produtos dos quais falo aqui no blog, né? rs… Além do mais, o ácido serve para reduzir a oleosidade da pele também. Sendo assim, acredito que ela vai dar uma afinada na sua pele para, depois, começar a tratar possíveis manchas (tem manchas?). A vitamina C é uma ótima substância para isso! Preciso voltar na minha dermato e ver se meu rosto não entrou em combustão por causa da confusão que arrumo! Não conheço esse hidratante corporal Dermovence… conta pra mim o que você achou do produto depois? Beijos!

  10. Anonymous disse:

    Oi Isabelle, fui na minha dermato e falei sobre seu post. Ela me recomendou o sabonete effaclar, o vitanol A e um creme espumante chamado Melora C. Mas meu rosto encheu de espinhas!!! E agora com o vitanol A sinto que esta muito sensível…

  11. Cassia disse:

    Será que eu posso usar durante a noite o acido retinoico, e durante a manhã passar a vitamnia C e um protetor solar em cima?

  12. Oi Cassia!

    Existe um Redermic C com filtro solar, específico para você usar assim… vou te mostrar um link dele para você ter uma idéia…http://www.kutiz.com.br/la-roche-posay-redermic-hyalu-c-uv-1119.aspx/p

    A questão é que a proteção solar dele é 25, ou seja, bem leve. Pra você ficar em casa, ou no escritório, tranquilo… agora no verão não dá certo! Você pode usá-lo e, por cima, passar o filtro solar sim! Mas tem que ver se sua pele vai aceitar e não ficar oleosa, entente? Mas… fica a dica! Beijos bonita!

  13. Mariana disse:

    Que pele perfeita. Tu saberia dizer se este redermic xl fluide saiu de linha?
    Beijos

  14. Oi Mariana!

    Obrigada pelo elogio!

    O Redermic XL saiu de linha. Agora existem duas versões dele: uma para dia e outra para noite. Veja nesse link: http://busca.kutiz.com.br/busca/redermic-rosto/0/MA%3d%3d/GB/0/0/0/0/0/3/0/20/0/0/1/0.aspx

    Você escolhe o melhor tratamento. Eu sugiro que você escolha a versão da noite, pois é nesse momento em que a pele melhor recebe os nutrientes e trabalha na regeneração. Durante o dia é hidratação e filtro solar! Se você estiver usando o ácido, melhor você comprar o Redermic Hyalu C! Aí vc intercala… numa noite ácido, e na outra Redermic. Lembrando que agora, no verão, você NÃO DEVE USAR ÁCIDO RETINÓICO, ok? Apenas o Redermic e filtro solar até na alma! Beijos!

  15. Olá Silvana, tudo bem?

    O Vitanol deve ser usado com acompanhamento médico e, jamais, no verão! Isso porque ele deixa a pele mais fina e sensível. Podem ocorrer manchas terríveis, queimaduras e muitos outros efeitos colaterais caso o produto seja usado inadequadamente, ok? Bjs

  16. Posso usar vitanol na área dos olhos?

  17. Francisca Souza disse:

    Ola Izabelle, estou acompanhando seu blog e amando as dicas! Gostaria de uma ajuda sua para esclarecer algumas coisas. Fui na dermatologista em busca de um creme anti-idade porque fiz 31 anos. Ela me receitou o Vitanol A. Disse que ele é ótimo e barato e que só deve ser suspenso no caso de uma viagem à praia alguns dias antes e durante a viagem. Meu questionamento é se deve usar esse creme continuamente, já que ele afina a pele e pode causar um efeito contrário com o aparecimento de rugas. Então gostaria de saber a maneira correta de usar. Deve usá=lo continuamente? posso usá-lo na área dos olhos? vi uma publicação sua sobre o creme baratex do Ivo Pitanguy, posto intercalar o Vitanol com essa receita? Obrigada!

    • Isabelle Isabelle disse:

      Oi Francisca, tudo bem?

      Sugiro que vc esteja tirando as dúvidas do uso correto do Vitanol A com sua dermatologista! E quanto ao uso do Creme do Ivo Pitanguy, como vc está em tratamento médico, vc deve perguntar à sua dermatologista se deve fazer uso da fórmula junto, ok? Abraços.

  18. SUMARA disse:

    OII ISABELLE…
    FUI EM UMA DERMATOLOGISTA E ELA ME RECEITOU O ACIDO RETINÓICO 0,5 E VITAMINA C PARA USAR 2X AO DIA,COM FILTRO SOLAR.MANDEI MANIPULAR E ESTOU USANDO A UNS 25 DIAS.TENHO MUITAS MARCAS DE EXPRESSÃO E ISSO ME DEIXA MUITO FRUSTRADA E DE BAIXA ALTO ESTIMA,MAS ACHO Q NÃO ESTÁ FAZENDO MUITO EFEITO EM MINHA PELE COMO LI EM SEU BLOG…SERÁ QUE ESTÁ FRACO??? SERÁ QUE DEVO TENTAR AQUELE DO IVO PITANGUY,SÓ NÃO ENTENDI O QUE VAI ALEM DAS POMADAS…POR FAVOR ME AJUDA……

    • Isabelle Isabelle disse:

      Oi Sumara, tudo bem?

      Olha só: o tratamento que a médica te passou é fantástico! Inclusive é o que eu uso! Vc precisa ter paciência e dedicação! Depois ela vai aumentar a concentração do ácido! Você não deve suspender o tratamento médico, pois o que ela te passou são dois ativos super potentes no quesito rejuvenescimento: ÁCITO RETINÓICO E VITAMINA C! Tenha paciência e vá com calma! A pele vai descamar e sempre uma novinha vai nascer, mais resistente, com menos linhas de expressão… mais luminosa! Não altere o que a dermatologista fez por nada, tá bom? Um beijo!

  19. SUELLEN disse:

    BOA TARDE!
    EU TBEM MANDEI MANIPULAR OS CREMES ACIDO +VIT C….NO COMEÇO SÓ SENTI UMA COCEIRA PERTO DOS OLHOS,NA TESTA….MAS NADA DE DESCAMAR E FICAR VERMELHO…PASSADO MAIS OU MENOS UNS 10 DIAS ACHEI QUE MINHA PELE ESTAVA RESSECADA E COMPREI O HIDRATANTE OIL FREE DA NEUTROGENA E QUANDO PASSEI SENTI ARDER MUITO,MAS FOI SÓ POR UNS DOIS DIAS ESSE ARDOR…MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE :
    QUANTO TEMPO LEVA PRA EU VER OS RESULTADOS,POIS AINDA MINHA PELE NÃO DESCAMOU ,NEM FICOU VERMELHO COMO AS PESSOAS RELATAM ????
    REALMENTE AMENIZA AS RUGAS ????

    • Isabelle Isabelle disse:

      Oi Suellen!

      Ácidos só devem ser manuseados (manipulados) sob prescrição médica. Isso porque a concentração deles deve ser indicada de acordo com a necessidade da sua pele. O resultado do tratamento depende de inúmeros fatores como os ácidos usados (cuidado, muitos ácidos não devem ser combinados, e podem manchar a sua pele!). Depende da sua idade, se você tem manchas, rugas… Ácidos são poderosíssimos! Eu fiz um peeling no dermatologista e em uma semana minha pele descamou inúmeras vezes! Conselho: se você quiser usar ácidos na pele (que realmente são potentes e trazem resultados maravilhosos), consulte um dermatologista!

      • SUELLEN disse:

        eu mandei manipular sim,mas foi minha dermatologista q passou a receita…o q acho estranho é que minha pele não esta tendo a reação que quase todas relatam…então estou meio na duvida ,quero esses resultados que vc tanto relata,ficaria muito feliz se minha pele melhorasse e amenizasse as rugas.Eu já tenho 40 anos e algumas marcas de expressão…..bjosss

  20. EDUARDA disse:

    BOA TARDE ISABELLE…
    EU TENHO RUGAS DE EXPRESSÃO NOS OLHOS,E ISSO ME DEIXA MUITO IRRITADA….COMO NÃO TENHO CONVENIO MÉDICO E NEM POSSIBILIDADE DE PAGAR DERMATOLOGISTA PARTICULAR,UMA AMIGA ME FALOU PRA COMPRAR O VITANOL A 0,5,USAR A NOITE E PASSAR FILTRO SOLAR DE DIA…..TEREI BONS RESULTADOS USANDO ELE,E POR QUANTO TEMPO TENHO QUE USAR PRA VER RESULTADOS ????

    • Isabelle Isabelle disse:

      Boa noite Eduarda,

      O vitanol não pode ser usado por todas as pessoas! Existem alguns tipos de pele que se usarem o vitanol poderão desencadear melasma. Outro ponto importante: o vitanol não pode ser usado na área dos olhos. Os resultados com esse ácido são bem satisfatórios, dependendo do tipo de pele, da profundidade das rugas… de uma série de fatores. Eu, por exemplo, uso Vitanol há 05 anos! Como você pode perceber, não colho resultados de um tratamento feito há pouco tempo. Outra coisa: Vitanol não pode ser usado durante muito tempo sem haver um intervalo! Isso porque ele afina muito a pele e pode ocasionar um efeito contrário daquele que se deseja… a pele fica muito fina e “quebra mais fácil”. A concentração do produto é outra coisa que deve ser levada em consideração… existem várias concentrações… O vitanol pode ser comprado em 0,01%, 0,025%, 0,05% e 0,1%… a concentração adequada só um médico poderá dizer. Vitanol não pode, em hipótese alguma, ser usado por grávidas, nem por mulheres que amamentam. Existem uma série de detalhes que precisam ser analisados. Por isso meu alerta!

  21. KARINA MENDES disse:

    OI ISABELE TUDO BEM….GOSTO MUITO DO SEU BLOG…..TIRO MUITAS DUVIDAS…MAS UMA SURGIU……QUERIA SABER QUAL É A FINALIDADE DAQUELE CREME IVO PITANGUY,SE É PRA RUGAS OU HIDRATAÇÃO ???? BJOSSSSSS

    • Isabelle Isabelle disse:

      Oi Karina!

      Na verdade ele é comprovadamente para HIDRATAÇÃO… mas existem substâncias que tratam rugas, como Vitamina A, Vitamina E. Mas não existem resultados clínicos comprovados, pois trata-se de uma mistura, né? Nada de laboratório no meio! Mas sugiro que vc veja o que a Glória Maria falou sobre o Creme! Veja nesse link! https://www.youtube.com/watch?v=A4PSUdIceDw

  22. Mariana disse:

    Oi, Isabelle! Tudo bem? Adoro seu blog, aprendo muito aqui!
    Fiquei com uma curiosidade sobre esse tratamento a base de ácido retinóico e vitamina C, você faz por quanto tempo?
    Beijos!

    • Isabelle Isabelle disse:

      Olá Mariana, tudo bem?

      Esse tratamento eu faço há anos, mas com intervalos, especialmente durante o verão. Na verdade eu o faço há uns 06 anos. Mas é necessário acompanhamento médico, pois pele não pode afinar muito. Se isso ocorre, ela “quebra” com facilidade, surgindo rugas… entende? Além disso, o médico precisa estar sempre de olho se ocorre manchas (pois algumas pessoas podem manchar ao invés de clarear a pele).Mas é um tratamento que, quando dá certo, é perfeito. Um beijo!

  23. Fernanda disse:

    Que legal! Faço uso desses mesmos produtos
    menos o protetor, o meu é da Loreal.
    Eu tô perto dos 25, acho bom me cuidar desde
    já! Quem sabe, se eu tiver sorte eu fico com a
    pele igual a sua não é? Sua pele é muito linda,
    pele de artista e você também é muito linda
    e sabe explicar muito bem. Parabéns!!!

    • Isabelle Isabelle disse:

      Uau Fernanda! Muito obrigada pelos elogios! Só de vc ser fiel ao filtro solar vc já está um passo a frente! Parabéns por se cuidar já novinha! Um beijo!

  24. Feranda disse:

    Imagina linda, de nada! Eu ia dizer, só que não me lembrava o nome da cantora, acho você parecida com a Cheryl Cole do American Idol, sério! Só tenho uma perguntinha Isa, é quanto ao creme depilatório, eu não uso nada além do sabonete, os ácidos e protetor, nem hidratante eu uso, já que meu protetor é em loção. Creme depilatório queima os pelos e a pele também. O que você acha? Você usa? Desde já obrigada, beijooo.

    • Isabelle Isabelle disse:

      Oi Fernanda!

      Uau… a cantora é linda! Muito obrigada pelo elogio!

      Quando vou depilar, fico alguns dias sem usar o ácido, até mesmo porque a pele pode manchar! Logo após a depilação uso uma pomada chamada desonida (antialérgica) para evitar aquelas bolinhas. E espero uns 04 dias para voltar a usar o produtos! Beijos

  25. midian disse:

    Bom não usei ainda, mas lendo esses comentários gostei e pretendo usar, espero que dê bons resultado.

  26. Fernanda disse:

    Acabei me confundindo haha. A Cheryl é do X-Factor não do American Idol é que eu sou a louca dos reality show de músicas, gosto de todos kkkkkkk.

  27. Achei incrivel e tenho muito interrece em me manter informada neste assunto .

  28. Natália disse:

    Olá , eu estou com cravos e espinhas no rosto e passei a usar o vitanol A 0,5 hå 3 dias juntamente com o minesol fps 30. Desse tempo pra cá aumentaram as espinhas. O que eu fiz de errado? Bjs

    • Isabelle Isabelle disse:

      Duas hipóteses: ou vc está usando o produto na versão creme… ou você desenvolveu uma alergia ao produto… dermatite. Pode ser também por conta do Minesol… não se sabe! Vc precisa suspender os produtos, esperar a pele voltar ao normal e usar os dois separadamente e ver o que ocorre….. Bjs

  29. Thaís disse:

    Boa noite Isabelle, acompanho seu blog, e vi que gosta bastante dos produtos da La Roche. Então, vou começar a usar o Redermic R para o rosto e olhos, porém, tenho muitas dúvidas sobre o uso de hidratante facial associado a esses tratamentos com ácido.
    Minha pele anda um pouco ressecada e estou com muitas olheiras.
    Você pode falar um pouquinho sobre o hidratante facial utilizado pela manhã com o uso do Redermic R durante a noite e me indicar algum?

    Também posso usar o Redermic R olhos durante o dia?

    • Isabelle Isabelle disse:

      Boa noite Thaís,

      Se sua pele está ressecada, Redermic R não é a melhor opção!

      Sugiro o Redermic Hyalu C! Ele contém mais ácido hialurônico e penetra mais profundamente! Confira esse post! https://www.youtube.com/watch?v=qhxixDzbc-Y

      Beijos

      • Thaís disse:

        Boa noite Isabelle, no caso do usar o Redermic C ou o R, tenho dúvidas da ordem de uso dos produtos. Além do Redermic rosto e olhos, eu uso protetor e hidratante facial/olhos da Eucerin Aquaporin.
        Já disseram que a ordem é: Higienização da face + hidratante facial + Redermic + protetor.
        Porém, sempre achei que o redermic se passa após a higienização da pele e não após hidratante, pois assim diminui sua eficácia. Você poderia me explicar melhor qual o procedimento correto tanto pela manhã quanto à noite? Muito Obrigada

        • Isabelle Isabelle disse:

          Boa noite Thaís!

          Ocorre que o Redermic Hyalu C já é um creme por si só com filtro solar. Eu entendo que o Redermic, no caso da sua rotina, funcionaria como Serum, pois ele tem muitos ativos, e o Eucerin entraria selando a pele na hidratação (sua pele deve ser seca, correto?). Dessa forma, no meu entendimento (não sou médica): o correto da Rotina para o dia seria: Higienização facial, Redermic Hyalu C Rosto + Eucerin Aquaporin + Filtro Solar e arremata com Redermic R olhos!

          À noite vc descarta o filtro solar! Apenas isso! Respondi sua pergunta???? Um beijo, disponha!

  30. Thaís disse:

    Com certeza, me ajudou muito. Bom fim de semana. Beijos!

  31. leonarda disse:

    Eu quero compra mas so vende com a receita ne agora tem outra que vende sem a receita

  32. Milena disse:

    Olá.. amei seu post… Percebi que vc é muito carinhosa e responde com muita atencao todos as perguntas.. isso é o diferencial.. Bem, gostaria de saber por quantos meses, ou por quanto tempo mais ou menos é bom dar um a paradinha no Vitanol ou nao precisa parar.. (digo: parar por alguns meses, ou parar só por alguns dias; qual sua opiniao, como vc faz, com relação a pausa)?? e outra, minha pele é oleosa ja tenho 34 anos, qual o melhor produto p intercalar com o Vitanol.. No rosto qual seria o melhor o Redermic Yalu C, ou Redermic R, e tenho tmb algumas linhas finas e algumas ruguinhas em baixo dos olhos qual o produto vc poderia me indicar.. Desde já muito obrigada…

    • Isabelle Isabelle disse:

      Obrigada pelo carinho Milena!

      O tempo de pausa depende muito de cada tipo de pele e também do tempo do tempo de uso que você já vem fazendo do produto e do efeito proporcionado por ele (o quanto ele já afinou a camada córnea, por exemplo). Mais um grande motivo para você sera acompanhada por um dermatologista! 🙂

      Para intercalar com o vitanol o produto ideal é o Redermic Hyalu C, pois o Redermic R tem uma substância derivada do vitanol (proporcionaria quase o mesmo efeito). O Hyalu C tem vitamina C… combate radiciais livres (é vida para pele). Tenho feito uso de Vichy Idealia Olhos para os olhos e já estou no segundo tubinho e amando! Dê uma olhada na resenha! http://derepentetrintei.com/2015/05/resenha-vichy-idealia-olhos/

  33. Gisele disse:

    Ola Isabelle, teho uma duvida . Esse sabonete tem acido salicilico? Pelo que venho lendo nao se pode usa-lo junto com acido… me indica um hidratante pra qd a pele ficar sensivel? A minha é mista e uso o amarelinho da Clinique, mas usando Vit A nao vai servir… bjuss

    • Isabelle Isabelle disse:

      Olá Gisele!

      Esses produtos foram prescritos por dermatologista segundo necessidades da minha pele! Sempre conto sobre minhas experiências, entende? Sugiro vc conversar com um médico, visto que o vitanol é uma medicação controlada! Bjs

  34. Sandra disse:

    Adorei Isabelle!! Estou tentada a experimentar. Mas e de dia? Quais os cremes que devo usar? Bjos

  35. Rita Pereira disse:

    Olá, gostei muito do blog!
    Gostaria de tirar uma dúvida…
    Quero usar o protetor da La Roche para o rosto, mas na embalagem diz que não pode ser usado na área dos olhos, Sempre passo o mesmo protetor que uso no rosto na área dos olhos… :: ( A Dermatologista me indicou um hidratante chamado Caffe Green., mas ainda não comprei. Estou usando um creme com ácido pra suavizar minhas
    marcas de expressão que estão bem acentuadas. Grata! Rita Pereira

    • Isabelle Isabelle disse:

      Olá Rita,

      Você precisa verificar na embalagem do filtro solar adquirido se ele pode ser usado na área dos olhos, caso contrário você pode ter alguma irritação. Sugiro você utilizar sempre o produto prescrito pela dermatologista!

      Um beijo,

      Isa

  36. Fabiana disse:

    Vitanol A não precisa de receita.

  37. Joanna Regina disse:

    Boa noite, Isabelle!

    Tenho algumas dúvidas sobre Vitanol A. Sou negra e devido a alta concentração de melanina e a oleosidade tenho aparecimentos de acnes que ocasionam manchinhas escuras demoradas à saírem. Já usei Vitacid Plus e Azelan Gel e os mesmos mancharam minha pele. Hoje estou usando um sabonete da La-Roche Posay – Gel Concentrado para pele Oleosa e Acneica à base de Ácido Salicílico com Águar Thermal (Conheces?) e uso Clarify e Prev-Aging Nigth da Pharmapele (já ouviu falar deste produto?) para assim controlar as acnes e tentar clarear estas manchas, porém não estou tendo bons resultados (está sendo demorado) e lendo seu blog vi este tratamento que fazes com Vitanol A, adorei! Realmente sua pele é perfeita!

    Minha dúvida se tem alguma contra-indicação do Vitanol A para pele negra (se vai manchar minha pele), se ao invés de usar este sabonete que indicas, posso continuar usando este citado acima devido a mistura do ácido salicílico com o retinóico? Se no lugar do Redermic C posso continuar com o Prev-Aging Nigth também terei bons e mesmos resultados?

    Não possuo plano de saúde e as consultas são acima do meu orçamento, podes me ajudar com seu conhecimento?

    Abraços!

    • Isabelle Isabelle disse:

      Olá Joana!

      Primeira coisa: pele negra NÃO PODE COM ÁCIDO RETINÓICO NUNCA! Isso porque a cicatrização ocorre de forma irregular e até piora a pele! Tem uma dermatologista que especialista em pele negra que sempre me inspiro nela…escreve pra ela! dermatologiapelenegra.blogspot.com

      Sugiro vc usar apenas a vitamina C e o filtro solar… e tentar falar com essa médica! Um beijo, Isa

  38. Luciana disse:

    Eu leio muito sobre o uso do ácido retinoico, e em todos os posts sempre vejo que não se deve usar o ácido no verão. Então faço uma pergunta, quem é da regiao nordeste(como eu, que resido em Fortaleza), não devo usar o vitanol já que a região nordeste é sol, digo, sol forte, de janeiro a janeiro. Sendo assim, os nordestinos que residem na região estão impedidos de usar essa maravilha? Fica esse meu questionamento. Aguardo resposta. Bjusss.

    • Isabelle Isabelle disse:

      Olá Luciana!

      Somente o médico para avaliar o custo x benefício do uso desse tipo de produto. Além disso, existem substâncias derivadas do ácido que proporcionam resultados semelhantes, só que com menos efeitos colaterais. Apenas o médico para avaliar e prescrever, ok? Um beijo, Isa

  39. Juliana Garcia disse:

    Bom dia Isabelle!
    Faço uso de tretinoina + hidroquinona ja em porcentagens altas a anos. Tenho 42 anos e com muita linha de expressão que é o que mais me incomda . Percebo que o acido não está mais fazendo efeito sobre minha pele. Tenho melasma, hoje porem minha pele está sem mancha, Já gastei muito com produtos e tratamentos caros.Tenho acompanhado seu blog e estou adorando. Vou tentar o vitanol-A e uma vitamina C, observei que quem tem melasma não pode usar porque mancha a pele…por favor me de uma luz o que devo fazer!!!

    • Isabelle Isabelle disse:

      Olá Juliana!

      Percebo pelo relato que sua pele já clareou muito… mas que o uso excessivo de produto a deixou muito fina. Isso não é bom, pois gera a “quebra do colágeno”. Sugiro você conversar com um médico, e talvez suspender tudo isso. Passar produtos mais fracos e deixar a pele se regenerar. O afinamento da pele e o aparecimento de linhas é um dos efeitos colaterais do uso excessivo de ácidos. As linhas podem ser tratadas com toxina botulínica, preenchimento facial e outras coisas. Só um dermatologista para te avaliar. Um beijo, Isabelle

  40. Glaucia Canedo disse:

    Uso esses produtos, sou apaixonada por eles
    Quando tem amigos que viagem sempre compro.

  41. Camila disse:

    Usando ácidos o protetor solar da Neutrogena dão conta de proteger? (passando de 3 e 3 horas disciplinadamente) uso o Neutrogena Sun Fresh PHS 60 no rótulo diz ser ideal para peles extremamente sensíveis, conheci atravez de um amigo meu que é albino, então super acreditei né, mas não vejo ngm falando dos protetores da Neutrogena, e acho um preço super justo, pq eu tomo banho de protetor solar e reponho certinho e ele serve tanto pro corpo qnt pro rosto, mas ngm fala dele será que ele não é bom?

    • Isabelle Isabelle disse:

      Oi Camila!

      Eles são mais conhecidos nos EUA! Já usei muito quando morei lá e nunca tive problemas! Converse com seu dermatologista, ok? Um beijo, Isa

  42. Carine disse:

    Olá … Boa noite, queria muito que você me ajudasse em minhas dúvidas. É porque trabalho ao ar livre , e meu rosto alguns momentos acabam se expondo ao sol .. Fui receitada acido retinoico 0,025% O que faço ? E quanto tempo pode durar o tratamento ?
    Se puder me ajudar , Fico grata

  43. Daniele disse:

    Oi Isabelle!

    Eu tenho 22 anos e tive problemas com acne na minha adolescência. Ano passado fiz um pelling profundo, em uma clínica de estética, com ácido mandélico e kojico. Tive que fazer mais duas sessões, pois não obtive o resultado esperado, minha pele revelou ser bem resistente. As manchas vermelhas amenizaram bastante, porém o que me incomoda mais são as cicatrizes (furinhos) decorrentes da acne. Você acha que o Vitanol A pode amenizá-las?

    Beijo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-nos no Instagram

  • tbt sendo feliz na woodssp No final sempre dou risadahellip
  • O tempo todo Deus  bom! rosaleal derepentetrintei isaemsampa gratidaohellip
  • sabadou no villamixsp ! Brilhou! derepentetrintei villamixsp agenciaflow agenciasenses boapromohellip
  • tbt villamixsp Por mais noites como essa! Brilhou! derepentetrintei villamixsphellip
  •  Simples assim! domingou com cafezinho e po de queijo!hellip
  • tbt New York City  Start spreading the news Imhellip
  • Se voc pula eu pulo lembra?do Filme Titanic  hellip
  • tbt isapelomundo  Sempre viajei muito mas nunca fui dehellip
  • Sobre ontem aquela grata surpresa ao encontrar renatapena depois dehellip
  •  Sou eu que vou seguir voc Do primeiro rabiscohellip